Se você estiver com vontade de comer um bolinho, mas não rejeitaria uma bela torta, vale a pena conhecer essa ótima opção que mescla essas duas maravilhas que amamos: a cuca de leite condensado.
Essa receita de cuca de banana traz uma diferente e exótica mistura de sabores que, com certeza, vai conquistar seu paladar. Leia todas as instruções e depois coloque a mão na massa!
Vamos dividir os ingredientes em duas partes para organizar melhor a nossa receita. O ideal é que você tenha todos já disponíveis na hora do preparo.
Receita de Cuca de Banana com Farofa Fofinha, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
O creme precisa estar frio para ser incorporado à massa, vamos começar por ele.
Faça o creme
- Em uma panela, derrame o leite condensado, a margarina e as gemas de ovo;
- Misture bem esses ingredientes;
- Acrescente uma colher de sopa de farinha de trigo para bolo. Ela vai ajudar a engrossar;
- Mexa novamente, até a mistura ficar homogênea;
- Adicione o leite. Utilize como medida a lata de leite condensado utilizada;
- Vá mexendo os ingredientes enquanto despeja o leite na panela;
- Depois de misturar muito bem, leve ao fogo;
- Continue mexendo, até notar que a mistura engrossou o suficiente;
- Quando o creme estiver consistente, desligue o fogo;
- Acrescente o creme de leite e a baunilha;
- Misture novamente;
- Deixe esfriar.
Preparando a massa
A massa é como uma farofa. Primeiro, ela vai forrar a fôrma. Após rechear com o creme, será colocada uma outra camada de massa, menor, por cima.
- Em uma tigela, despeje a farinha, o fermento, o ovo, a manteiga (lembre-se de que ela deve estar gelada) e o açúcar;
- Misture muito bem os itens. Utilize uma colher no início e, depois de incorporar todos, mexa mais com as mãos;
- Quando notar que a massa está bem soltinha, com um aspecto esfarelado, é porque a farofa ficou pronta.
Hora de montar e finalizar
Conforme já explicado, a farofa será dividida. A estrutura de bolo da receita de cuca de banana se dá intercalando a massa com o creme e banana. Prepare uma fôrma redonda com fundo removível, untada com margarina e farinha.
- Espalhe uma parte da farofa sobre a fôrma, até forrá-la completamente. Pense que essa será a base da cuca, por isso, deve ser colocada uma quantidade suficiente para sustentá-la;
- Coloque o creme já frio abre da massa. Espalhe bem para que ele cubra toda a fôrma;
- Espalhe as bananas nanicas fatiadas e forme nova camada;
- O restante da farofa deverá ser salpicado sobre do creme, até cobri-lo totalmente. Esta última camada acrescentada é bem mais fina do que a que deve compor a base na fôrma;
- Leve ao forno por 45 minutos.
Como desenformar corretamente
Depois de retirar do forno, passe uma faca em volta da massa, de maneira a desgrudá-la da assadeira.
Retire o fundo da fôrma com a torta e transporte para o prato em que ela será servida. Agora, é só saborear.
Precisa de ajuda na criatividade? Veja essa lista de cuca rápida, simples e fofinha com 29 opções diferentes.
Recomendações
- Utilize fogo médio quando estiver preparando a cobertura;
- O creme deverá ser acrescentado frio à receita. Por isso, quando estiver pronto, deixe esfriar. Reserve em um recipiente e cubra com papel filme. Isso deixará com a textura correta, evitando que se forme a película por cima;
- A temperatura correta para preaquecer e aquecer depende, sempre, da potência do forno de cada um. Geralmente, para preaquecer, colocamos em temperatura alta e, para assar a torta, mudamos para a média. Mas o ideal é que você faça o teste para saber o ponto correto, que é quando a massa crescer o suficiente e a farofa estiver dourada , com a casquinha por cima. Não se esqueça de ir olhando de 15 em 15 minutos e ver o estado.
Dicas
- Para quem não conhece, a fôrma utilizada nessa receita possui o fundo removível, por isso, é a conhecida “fôrma sem fundo”. O segredo é que pode retirar a torta desprendendo a base da fôrma e levando-a ao prato onde irá servir.
Esse tipo de fôrma é muito utilizado com esta receita em que não podemos virar a torta ou bolo na hora de desenformar, já que isso estragaria a decoração da parte de cima.
Mas, se não tiver fôrma sem fundo em casa, não tem problema. Pode utilizar a tradicional. A única diferença, é que a cuca terá que ser cortada e servida onde foi preparada; Ou, ainda, se não tiver fôrma em casa, pode fazer num recipiente de vidro, desde que ele possa ir ao forno.
- Se quiser utilizar margarina ao invés de manteiga em temperatura ambiente no preparo da massa, opte por aquela com 70% de lipídios. Ela é ideal no o preparo de bolos e tortas;
- Quando colocar a primeira camada de massa sobre a fôrma, você pode amassar com as mãos, deixando-a lisa. Isso trará um aspecto agradável de uniformidade;
- A ideia é que sua cuca fique bem crocante. Para isso, polvilhe a cobertura de maneira irregular, deixando algumas partes mais espessas e consistentes e outras mais esfareladas;
- Falando em crocante, sirva a cuca fria. Ela ficará com um aspecto mais sequinho;
- Caso goste, pode finalizar a cuca colocando algumas nozes e frutas cristalizadas em cima. Acrescentar coco ralado também fica delíciaosa!
Um misto de sabores
Tente definir a cuca após experimentar. Crocante, mas macia. Sequinha, mas cremosa. Espetacular mistura de sabores!
Sirva no café da manhã de domingo, lanche da tarde, sobremesa, ou quando der aquela vontade de comer algo diferente. Esse é um excelente acompanhamento em todas as refeições!
Agora sabe tudo de como fazer cuca de banana deliciosa. Para fazer com um gostinho a mais, use um colher chá de canela em pó, combina muito com banana.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.