Sabe aquele bolo vermelho aveludado e com uma imensa cobertura de creme de baunilha? É dele que estamos falando, também chamado de veludo vermelho.
Hoje você vai aprender a receita de bolo red velvet simples de fazer. As possibilidades variam das mais conhecidas, com recheio de leite em pó, às inusitadas, como a do tipo vegano.
Aprenda em primeiro lugar a melhor de todas e aquela que deve estar no topo da sua lista de receitas, a versão tradicional. Confira depois, outras 12 receitas de dar água na boca e que são lindíssimas.
Receita de bolo red velvet original com recheio de cream cheese simples e fácil: Como fazer
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 200g de manteiga
- 3 ovos
- 1 colher de chocolate 50%
- 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- corante vermelho para dar o ponto
- 350ml de leite
- 1 colher (sopa) de limão
- Frutas vermelhas para decoração (opcional)
- 450g de cream cheese
- 120g de manteiga
- 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
Massa:- Comece misturando o leite com o limão e reserve para talhar;
- Em seguida, na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar e, depois com a batedeira ligada, vá acrescentando os ovos aos pouquinhos;
- Desligue a batedeira e use uma tigela separada para peneirar os ingredientes secos;
- Coloque a essência de baunilha na batedeira e vá intercalando os secos com o leite para ir batendo aos pouquinhos;
- Vá batendo para que todos os ingredientes estejam bem misturados e até obter uma massa homogênea;
- Coloque o corante alimentício líquido ou em gel vermelho e misture bem para dar o ponto da cor vibrante que queremos;
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°;
- Coloque a massa em uma forma de 20 cm untada e enfarinhada e cubra com papel manteiga e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 50 minutos;
- Coloque na batedeira o cream cheese e a manteiga em temperatura ambiente e bata bem até que fique bem lisinho o creme;
- Desligue a batedeira, acrescente a essência e o açúcar de confeiteiro aos poucos;
- Reserve esse creme na geladeira para que o bolo esteja pronto para rechear (é importante que esteja frio);
- Divida a massa entre 3 partes iguais;
- Na mesma forma que assou o bolo, cubra com plástico filme e coloque 1 camada de bolo e outra camada de recheio e espalhe bem;
- Em seguida, coloque mais camada de bolo e outra camada de recheio, finalize com a última parte do bolo e deixe 2 horas no freezer;
- Após 2 horas, retire do freezer e da forma e coloque em cima de uma bandeja bonita de sua preferência;
- Tire um pouco mais de farelo do bolo para usar na decoração;
- Passe o restante do creme por cima do bolo como cobertura e decore com o farelo do bolo ou a gosto;
- Seu bolo está pronto!
Não se esqueça de fazer o teste do palito, pois esse bolo demorou mais tempo de forno que o previsto, verifique o tempo no seu forno.
Guarde todo o farelo que o bolo solta, pois você vai precisar dele na montagem.
2º. Com beterraba de liquidificador
autor: Confissões de uma Doceira Amadora
Quem disse que a beterraba é um legume que só serve para saladas e comidas salgadas está enganado, aqui ele é o ingrediente chave para dar ao bolo red velvet o toque nutritivo do ferro e a cor vinho tão procurada.
O diferencial aqui, é levar o legume assado, cacau em pó, bicarbonato de sódio, colher de sopa de vinagre branco e manteiga sem sal. Bata no liquidificador com leite e siga as instruções acima.
3º. Com recheio de leite ninho
autor: Culinária em Casa
O primeiro passo dessa receita é pré-aquecer o forno a 180° por cerca de 10 minutos. Isso é importante para assá-lo de maneira completa quando por definitivamente ao forno 200 graus por 40 minutos. Asse, reserve e deixe esfriar.
A massa continua seguindo o ritmo da original, mesmos ingredientes, mesma forma de preparar. A grande diferença é no recheio, que leva leite condensado, em pó e creme de lei. gelado.
Aprenda a fazer a massa: bater em velocidade alta os ovos e o açúcar. Coloque a essência na batedeira e vá intercalando os secos com o leite para ir batendo devagar;
Vá batendo para que todos os ingredientes estejam bem misturados, bata até formar uma massa bem cremosa;
Coloque o corante em gel e misture bem para dar o ponto da cor vibrante que queremos;
4º. Com frutas vermelhas
autor: Caramelo Crocante
As frutas vermelhas usadas são morango, uva e amora. Além de serem incrementadas na decoração, também são utilizadas na geleia do recheio.
Uma massa leva chocolate em pó e é intercalada com a manteiga, ovos e leite quando colocada na planetária. Coloque o corante alimentício vermelho até ficar da cor desejada.
5º. Com recheio de chocolate branco
autor: DELICIAS DA CRIS
Numa panela só misture o lei. integral líquido com lei. condensado, creme de lei. e chocolate branco fracionado ou nobre. Assim a economia é tanto no bolso quanto na louça.
Deixe o recheio esfriar até chegar ao ponto ideal, para a massa use uma pasta saborizante vermelha. O uso de corantes artificiais fica ao seu critério. Lembrando que o bolo é feito como de costume na versão original.
6º. Com cobertura de cream cheese
autor: PratoFundo por Vitor Hugo
Apesar de ser um elemento tipicamente usado em receitas salgadas, ele vai muito bem quando se trata desse tipo de bolo. Sua cobertura é cremosa e encanta a todos.
Para alcançar esse resultado é necessário mesclar cr. de leit. fresco, açúcar refinado, sal refinado, extrato de baunilha e o próprio creme de queijo gelado em cubos.
7º. Com morangos
autor: Nandu Andrade
Sabe aquele bolo fofinho que todo mundo gosta? Faça em casa, arrase corações e coma sem medo. O morango fresquinho é que dá o toque final a essa variação.
A regra é misturar o gostinho cítrico da fruta com o aspecto aveludado do bolo, o resultado é sensacional. Os ingredientes não são tão distantes da receita original, apesar do uso incomum do chantilly na cobertura.
8º. Vegano
autor: Mussinha
Viver o estilo vegano é basicamente não consumir nada que venha de origem animal, ou seja, qualquer item que não esteja nesse requisito está fora da lista de compras.
Por isso, essa alternativa é feita com leit. vegetal, em pó de coco e colher de amido de milho. Os restantes dos elementos são fáceis, basta seguir as dicas passadas no vídeo acima.
9º. Com cobertura de chocolate
autor: Dika da Naka
Quem é que resiste àquela cobertura de chocolate que derrete na boca? Nós, do Sabor na Mesa amamos isso, logo a versão com cobertura de chocolate não poderia estar de fora.
Os principais protagonistas são: chocolate meio amargo ou não, manteiga e glucose de milho. O último é opcional.
Para dar cor e vivacidade ao bolo, use beterrabas cruas cortadas em cubos. Veja acima!
10º. Com iogurte natural
autor: Bateu, ta pronto
Feita exclusivamente no liquidificador, essa opção é mega facinho de fazer. É só colocar a mão na massa e seguir o passo a passo ensinado pelo canal Bateu, está pronto.
O iogurte natural usado é da marca de sua preferência, além da farinha, a gelatina vermelha, o corante gel, o chocolate em pó e a manteiga sem sal.
11º. Fit low carb (fitness)
autor: Drika Oliveira
A dieta low carb é uma das mais conhecidas entre a galerinha do mundo fitness, nela a redução de carboidratos é imprescindível. Por isso, separamos uma versão fresquinha para você aprender o preparo.
A receita contém itens bem peculiares: farinha integral, açúcar demerara, colher de sopa de suco de limão, óleo de coco, colher de sopa de fermento, ovos e beterraba. Os demais itens são mais comuns: colher de sopa de cacau em pó. Confira o modo de preparo na íntegra. Bata até ficar homogêneo no liquidificador.
12º. Com massa especial
autor: Chef Léo Oliveira
Essa é aquela receita de massa coringa. Ideal para bolo Red Velvet. Ela é super úmida, macia, deliciosa e super vermelhinha, para deixar o nosso bolo ainda mais lindo! Quer conferir? Então anotem o que vai precisar:
350g de Farinha de trigo, 300ml de Leit., 340g de Açúcar (2 xícaras), 200g de Manteiga ou margarina (1 xícara), 3 Ovos, 10g de Chocolate em pó 50% cacau (1 colher de sopa), 15g de Fermento em pó (1 e 1/2 colher de sopa), Corante vermelho, 10g de Essência de baunilha (1 colher de sopa).
13º. De andar para casamento
autor: Flor de Farinha
Veja como montar um bolo de casamento Naked Cake de Andar com Brigadeiro Branco e Frutas. Aprenda a montagem de bolo de andar naked cake (bolo pelado) para casamento passo a passo de forma simples e fácil.
Confira dicas incríveis desse vídeo são uteis na montagem de bolos de andar que não sejam naked cakes (bolos pelados).
A seleção está de fazer sucesso, não é mesmo? Além de muita cor, ela também apresenta variações maravilhosas de um bolo que a princípio parece ter apenas uma versão possível. Todas as opções ficam incríveis se servidas a temperatura ambiente, cuidado ao montar uma camada de recheio e de bolo. Capriche no recheio e cobertura.
Caso tenha dúvidas sobre o modo de preparo ou algo mais específico, deixa seu comentário aqui embaixo.