Bolo de Fubá com Goiabada e Cobertura

  • Os truques para um bolo e recheio perfeitos. Um tipo de doce que toda sua família irá amar e seus clientes comprarem muito.
Avalie este item
(0 votos)

O recheio de goiabada é sem dúvida uma das melhores opções. E poder utilizá-lo no bolo de fubá é ter a certeza da combinação perfeita. No entanto, às vezes alguns detalhes não saem como planejado.

Por isso é importante escolher a receita certa e segui-la à risca. Aqui você vai aprender um jeito bastante prático de preparar essa maravilha de receita de bolo de fubá com goiabada e cobertura fofinho.

Vamos começar!

Receita de Bolo de Fubá com Goiabada e Cobertura Fofinho, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
7 Porções
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Para o recheio e cobertura
600g
de goiabada
1
xícara de água
Para a massa
1
lata de milho
4
ovos
½
lata de óleo
½
lata de açúcar refinado
1
lata de leite integral
1
lata de fubá mimoso
1
lata de farinha
1
colher (sopa) de fermento em pó químico
½
caixa de leite condensado

Importante!

  • A lata utilizada aqui como medida é a própria lata do milho.

Modo de preparo

1

Deixe o recheio pronto

  1. Corte a goiabada em cubos e coloque em uma panela.
  2. Acrescente agora 1 xícara de água. Leve ao fogo e mexa até derreter o doce totalmente. Reserve.
2

Vamos à base do bolo!

  1. Escorra toda a água da lata de milho e coloque o restante do conteúdo em um liquidificador.
  2. Adicione os ovos, o óleo, o leite, o açúcar e o leite condensado. Bata tudo para triturar o milho e misturar os demais ingredientes.
  3. Com o liquidificador ligado vá adicionando o fubá e a farinha de trigo aos poucos.
  4. Em seguida, acrescente o fermento e bata brevemente, apenas para que ele se misture a massa.

Dica:

  • Se você gostar pode acrescentar erva doce, dá um gostinho bem especial. Basta misturar uma colher (chá) da erva no momento em que acrescentar o fermento. Não precisa mexer muito.
3

Enformando e recheando

  1. Em uma forma untada com óleo ou manteiga e farinha, despeje a massa (apenas a metade) e comece a adicionar a goiabada. Deixe que o recheio cubra toda a massa.
  2. Em seguida coloque o restante. Vá derramando de modo que ela cubra totalmente o recheio.
4

Hora do forno!

  1. Preaqueça o forno a 180°C e leve o bolo para assar por cerca de 45 minutos. Você saberá que ele está pronto para ser retirado quando espetar um palito ou uma faca e a mesma sair limpa. Não retire do forno antes disso ocorrer, pois pode estar cru por dentro.

Dica:

  • Não derrame a goiabada diretamente da panela na massa, pois isso gera muito peso e faz com que ela afunde. Por este motivo, deve procurar colocá-la com a colher. Realize este processo pacientemente para garantir um bom acabamento do bolo de fubá com goiabada.
5

Vamos cobrir!

  1. Desenforme o bolo, jogue a calda preparada anteriormente por cima dele e pronto. Já é possível saborear essa delícia!

Veja também um lista sensacional com diversas opções de bolo de fubá, uma variedade para usar sua criatividade..

Posso fazer o bolo sem leite condensado?

Sim, sem nenhum prejuízo ao sabor dele. Basta colocar uma lata cheia de açúcar.

A calda de goiabada esfriou demais e ficou um pouco dura antes que eu terminasse de preparar a base do bolo, o que faço?

Ela deve mesmo ganhar um pouco de firmeza conforme esfria, isso é importante para que não se misture. No entanto, é possível que fique dura demais. Nesse caso, coloque um pouco mais de água e volte com ela para o fogo. Mexa um pouco até que atinja a consistência desejada. É um processo bem rápido, não se preocupe.

Posso substituir a goiabada por alguma outra coisa?

Sim. Uma opção bastante interessante é usar requeijão cremoso no lugar da goiabada, também é possível misturar os dois. Vale à pena experimentar!

Posso usar a goiabada em pedaços?

Sim. No entanto, tome o cuidado de enfarinhá-la, não é necessário colocar muita farinha, mas é preciso realizar esse procedimento. Isso porque é ele que ajuda para que os pedaços não pesem demais e afundem, deixando a goiabada totalmente concentrada no fundo da forma. Além disso, é fundamental cortar pedaços pequenos.

Na hora de acrescentar os quadradinhos de doce, existem duas formas de fazer. É possível colocar na massa e só depois derramá-la na forma e também dá pra colocar metade, adicionar os pedaços e, em seguida, cobrir com o restante da massa. O segundo método é o mais indicado, apesar dos dois funcionarem.

Importante!

  • Esse método apresenta mais risco de que o recheio afunde, principalmente se sua massinha não ficar bem consistente.

Por que meu bolo ficou solado?

São vários os motivos que podem ocasionar esse resultado. Vamos aos 2 principais: primeiro, fermento de má qualidade ou muito velho; segundo mexer demais depois de adicioná-lo.

Posso usar adoçante?

Claro que sim. É possível substituir por outros tipos de açúcares, por exemplo: o demerara e o mascavo.

Dá para bater à mão ou na batedeira?

Sim, sem problemas. As duas formas também funcionam muito bem.

Mesmo seguindo as orientações minha goiabada afundou, o que aconteceu?

Sua base deve ter ficado muito mole, o que facilita a descida. Um dos fatores que deve ter causado essa consistência é a quantidade de ovos. Se for usar ovos muito grandes, coloque apenas três deles. Essa quantidade já é suficiente e o risco de ficar pouco consistente diminui.

Qual a validade?

Se mantido na geladeira, envolto por plástico filme, papel alumínio ou dentro de um pote com tampa, dura até 5 dias.

Dá para congelar?

Sim. Essa é ótima opção com o objetivo de manter seu bolo adequado ao consumo por mais tempo. E o procedimento é muito simples. Basta envolver com um plástico filme de forma que não fique nenhum espaço que entre ar, coloque sempre mais de 3 camadas. Em seguida leve ao freezer e manter armazenado por aproximadamente 4 meses.

Dica:

  • Se seu freezer não é exclusivo de armazenamento de bolos e nele são guardados alimentos com cheiro forte. O ideal é colocar outra camada de plástico filme e colocar dentro de sacos próprios de congelamento. Dessa forma evita que o sabor seja alterado.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.