A abóbora, fruto nativo da América do Sul, é muito usada na culinária dada a sua versatilidade. Dela, podemos usufruir de todas as partes: da semente, do fruto maduro e da casca.
Sua variedade chega também aos ornamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é um símbolo das festas de halloween e são usadas de decoração: Fazem carinhas na carcaça para deixá-las assustadoras.
Nesse artigo vamos usar as abóboras de base para um dos pratos preferidos dos brasileiros: o purezinho, também conhecido como creme. Vamos aprender a receita de purê de abóbora para agradar qualquer paladar.
Nossa Favorita: Receita de Purê de Abóbora Com queijo - Como Fazer
- 500 gramas de abóbora crua cortada em cubos médios
- ½ xícara de chá de queijo muçarela ralada
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 2 colheres de sopa de azeite
- noz moscada a gosto
- 2 dentes de alho amassados
- ½ cebola média picada
- ½ xícara de chá de requeijão cremoso
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- água se necessário
Modo de preparo
- Em uma panela quente, mantida em fogo alto, adicione azeite, alho e cebola, refogue até dourar, logo em seguida adicione a abóbora e mexa cuidadosamente, tempere com sal e pimenta e deixe a abóbora cozinhar com a panela tampada.
- Caso a abóbora não solte líquido adicione um pouco de água para ajudar no cozimento.
- Quando a abóbora estiver macia amasse os cubos até chegar na textura de uma papa.
- Logo em seguida adicione a manteiga, e com o fogo aceso deixe que ela derreta para incorporar, tempere com noz moscada e ajuste o sal.
- Em seguida adicione o requeijão, novamente mexa para incorporar na mistura
- Agora, acrescente o queijo, mexa bem para que ele derreta e dê liga ao preparo, tempere com cheiro verde e pronto, agora é só servir!
2º. Cabotiá
autor: O Melhor Prato
Aqui, a forma de preparar é: Leve ao fogo baixo uma cebola e dois dentes de alho. Corte a abóbora japonesa (cabotiá) e acrescente na panela, pingue, aos poucos, água, acrescente uma colher de gengibre em pó e tempere com pimenta e sal do reino.
Em seguida, bata a sopa no mixer ou no liquidificador. Acrescente 250ml de creme de leite e mexa mais para formar a massa.
O charme fica por conta da finalização feita pelo creme azedo, o molho branco, simples: Misture bem o resto do creme de leite com meio limão e sal a gosto.
3º. Com bacon
autor: Guia da Cozinha
Além de saboroso, o bacon fornece uma alta quantidade de proteína e calorias em uma porcentagem baixa de gordura.
Devido a isso, é comum no café da manhã americano.
É só fritar o bacon e acrescentá-lo quando o creme já estiver pronto.
4º. Com calabresa
autor: Receitas Fáceis - MG da Ana
A linguiça calabresa vem da carne de porco e recebe esse nome por ser temperada com pimenta calabresa, o que garante o sabor levemente picante da linguiça.
É deliciosa e ótima para incrementar o creme.
5º. Com creme de leite
autor: Receitas da Vó Lurdes
Comida com creme de leite é comida cremosa.
Nessa receita, depois do creme de abóbora já batido, o colocamos em um recipiente com fogo médio e acrescentamos uma colher e meia de açúcar mascavo e meia caixa de creme de leite. Mexa até formar um purezinho.
6º. Light e com cenoura
autor: Mamãe Vida Saudável
O combinado de abóbora com cenoura traz o aumento de vitaminas K, A C, E além de ferro e cálcio. É nutritivo e com baixíssimas calorias.
Ingredientes: 2 colheres (sopa) azeite de oliva, 3 dentes de alho picado, ½ cebola, 2 xícaras de abóbora picada, uma xícara de cenoura e 400 ml de água.
7º. Com frango
autor: Cozinhando com Fernando Couto
Nessa receitinha, refogamos o frango frito na cebola e no cheiro verde. Por cima, acrescente o caldo já temperado com alho. Deixe ferver por mais alguns minutos e desligue o fogo.
Dá para imaginar o cheirinho dessa combinação? Você precisa experimentar essa delícia.
8º. Vegano
autor: Carol Fonseca
O veganismo consiste em não comer ou usar nada de origem animal.
Por isso, para fazer uma versão vegana usamos de ingredientes: Cebola, alho, abóbora japonesa, leite de coco, cúrcuma.
9º. Com gengibre
autor: Cozinhando com Fernando Couto
O cheiro forte e o sabor marcante do gengibre são os diferenciais desse purê de abóbora simples. Além de ser uma ferramenta para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, a azia e o enjoo.
É uma delícia! Para esta sugestão, é só ralar um pedacinho de gengibre no purê antes de levar ao espremedor ou ao liquidificador.
10º. Com espinafre
autor: Chef Helena Jang
O espinafre, assim como qualquer vegetal verde, tem altas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para combater o envelhecimento.
Todos esses benefícios fazem dele um ótimo, e saudável complemento para esse purê de abóbora simples e fácil.
11º. Com leite de coco
autor: Nossa Culinária com Norma Vieira
O leite de coco é usado para equilibrar essa versão e promover maior saciedade. É também um substituto do creme de leite, já que garante também cremosidade ao purê além de menos calorias.
É uma das receitas favoritas dos brasileiros.
12º. Com alho-poró
autor: Mary Receitas e Sabores
Hortaliça da família da cebola, o alho-poró veio do Oriente Médio e é uma das especiarias queridinhas da cozinha brasileira.
O Alho-poró é o segredo do tempero. Suas folhas conferem um sabor único e marcante ao prato.
13º. Com carne moída
autor: Alessandro dutra do nascimento
O diferencial dessa opção fica por conta da carne moída, de sua preferência, refogada na cebola, azeite e alho.
Com uma pitada de cheiro verde. Deixando o prato com mais sustância e saciedade.
14º. Com chuchu
autor: CANAL DO VEGETARIANO E VEGANO
O Chuchu é uma fruta de sabor neutro por isso combina com qualquer alimento.
Para uma receita usamos: meia abóbora, 4 chuchus médios, 1 xícara chá azeitona, um pimentão verde, 3 cebolas grandes, 5 dentes de alho,1 copo de soja granulado, 2 colheres de orégano, 1 colher de azeite e cheiro verde
15º. Com manga
autor: Tube Cook
Para fazer purê de abóbora com manga: Corte as abóboras em cubos e cozinhe. Transfira para uma vasilha e adicione manga, gengibre ralado e moa com o mixer ou coloque no liquidificador.
Coloque a mistura em uma vasilha com uma colher manteiga, sal e pimenta.
Cozinhe até que o creme adquira uma consistência firme e sirva.
16º. No micro-ondas
autor: Gourmet a dois // Leo Rivello & Vini Abrantes
Vamos fazer um purê de abóbora fácil. E o passo a passo é: Corte a abóbora, ao invés de cozinhá-las no fogão, leve ao micro-ondas numa vasilha de vidro coberta por plástico filme por 15 minutos.
É prático e otimiza o tempo da receita.
17º. Com inhame
autor: Alessandra Santos Pastel
O inhame é um tubérculo que contribui não só para a melhora do sistema digestivo como para o controle do colesterol e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
É uma ótima fonte de nutrientes.
18º. Com carne seca
autor: Cozinha da Li Oliveira
O segredo aqui é dessalgar a carne: passando-a na água corrente e, em seguida, deixando-a cozinhar na pressão por cerca de 20 minutos. Repita esse processo duas vezes.
Retire a gordura e desfie os pedacinhos de carne. Na frigideira, doure a carne na cebola e acrescente-a ao creme já pronto.
Você pode servir em copinhos com pequenas porções.
São muitas opções e diversas formas de fazer. Esse prato pode ser servido como entrada ou como refeição principal, sobretudo em dias frios. Escolha a sua combinação favorita de ingredientes e se jogue!