Pepino agridoce ou sunomono, esse prato típico da culinária japonesa cai bem com diversas combinações que você vai ver aqui hoje.
Acompanhe e aprenda a Receita de Pepino Agridoce e nunca mais reclame por falta de diversidade na hora de cozinhar.
E depois dessa receita, você também pode conferir várias outras combinações de acompanhamentos e modos de preparo diferentes.
Receitas de Pepino Agridoce: saiba como fazer
- 2 Pepinos japoneses
- 2 colheres de sopa de sal
- 300 ml de vinagre de arroz
- 1/2 Xícaras de açúcar
- 1 Colher de sopa de gergelim branco e preto
Modo de preparo
- Lave bem os pepinos e os rale em pequenas fatias bem finas;
- Reserve em um escorredor de macarrão com sal por 10 minutos, para que desidrate. Embaixo do escorredor, deixe um prato vazio para que o excesso de água do pepino fique acumulada ali;
- Enquanto o pepino está sendo desidratado, prepare a calda. Em uma panela coloque o vinagre e o açúcar e mexa. Reserve e deixe esfriar totalmente;
- Lave os pepinos em água corrente para que saia todo o sal e escorra;
- Coloque o caldo frio sobre os pepinos e finalize com gergelim.
- A calda deve estar muito fria para que sua receita saia como esperado;
- Para cada pepino acrescente uma colher de sopa de sal.
2º. Em conserva com Wakame
autor: Receitas do Kazu
Wakame nada mais é do que algas desidratadas! Esta receita é preparada para conservar por prazos maiores do que o comum, caso você deseje ir consumindo seu pepino ao longo do tempo.
O pepino deve ficar 1h30min desidratando, esse processo é importante para receber a calda posteriormente. Você pode lavar em água corrente, caso queira retirar todo o sal, ou deixá-lo salgado mesmo, basta escorrer todo o líquido acumulado do legume.
Acrescente as algas e cubra com o caldo. Coloque em pote e lacre bem, leve à geladeira e armazene por até 1 mês.
3º. Com wakame, maxixe, kombu, gergelim e pimenta de cheiro.
autor: Ales Atala
Quando você achaque não dar para inovar, eis que temos esta receita!
O maxixe dará um sabor extremamente especial, pois, é um toque brasileiro; para usá-lo, basta ralar em rodelas, como o pepino, e misturá-lo com o pepino japonês, salgar e deixar desidratando.
Quanto a calda, é cozinhada com wakame, quando ela estiver levantando fervura, coloque a pimenta de cheiro. Junte todos os preparos e gergelim torrado, e sirva em seguida!
4º. Com shoyo, gengibre e cenoura
Zezinha Cozinha
Vinagre de arroz, shoyo, açúcar e gengibre são os componentes da calda. Diferenciada, né? Porém, é uma verdadeira explosão de sabores. O gengibre vai dar um sabor levemente picante e harmonizará perfeitamente com esta deliciosa versão.
Você deve estar se perguntando onde entra a cenoura, né? Bom, ela é unida ao pepino. A calda é jogada por cima dessa mistura de legumes ainda quente.
Aposte nessa receita e haverá a garantia de todos os direitos reservados de aproveitar uma comida saborosa e cheia de harmonização, além de linda, pois, a cenoura traz um charme.
5º. Com alho
autor: Iara- receitas da mamãe
Sem calada doce e com toque brasileiro. Esta versão de pepino vai abrir seu apetite.
Para preparar, use uma cabeça de alho inteira moída e coloque para fritar no óleo; quando o alho dourar, coloque pimenta dedo de moça, mexa e desligue o fogo. Jogue essa mistura por cia do pepino desidratado e acrescente algumas colheres de sopa de vinagre de arroz e shoyo.
6º. Com Kani
autor: Marcos Kani
O kani é um bastão laranja por fora e branco por dentro, feito de carne de éixe e com sabor de caranguejo. Muito saboroso, esse ingrediente dará um toque diferenciado ao seu prato. Aposte nele.
Enquanto corta os pepinos e os desidrata, deixe as algas makame hidratando na água. Essa alga é muito nutritiva e vai enriquecer sua salada. No molho, coloque duas colheres (sopa) de açúcar, vinagre de arroz, uma pitada de sal e shoyo! Pensa em uma mistura incrível que vai te deixar com água na boca.
Para finalizar, basta misturar todos os ingredientes, inclusive o kani picadinho, e se deliciar com a salada de pepino agridoce da cultura japonesa. O kani vai realçar o sabor e a estética do seu prato.
7º. Agridoce coreano
autor: Chef helena jang
Que tal buscar novas versões em culturas diferentes? Acredite, se você é daqueles que amam saladinha agridoce, com certeza, passará a ser sua preferida.
Basta ter um pepino japonês, gochugaru (pimenta em pó coreana), cebolinha picada, alho picadinho, vinagre de maçã ou de sua preferência, 1 pitada de açúcar, óleo e gergelim tostado.
Mas o que fazer com todos esses componentes? Basta salgar no pepino, misturar e deixar descansar por 15 min. Depois, escorra o excesso de líquido. Junte o gochugaru, cebolinha, alho, açúcar e óleo. Misture tudo muito bem. Coloque em um prato e sirva.
Sugiro colocar na geladeira antes de servir, a salada fica bem refrescante e perfeita para dias quentes.
8º. Wase-se- gari e sunomono
autor: Leodenice Camargo
O gari na culinária oriental é o gengibre em conserva, muito utilizado para limpar o paladar entre um prato e outro. Imagina essa maravilha com o pepino? Perfeito, né? Então, vamos aprender essa receita de salada.
Comece descascando o gengibre e pique em fatia finas, faça o mesmo com os pepinos, separadamente, e os desidrate. Faça com os ingredientes tradicionais acrescidos de saquê mirim, aji-no-moto, sal e alga kombo, finalizada, é só colocar com o gengibre e, em recipiente separado, prepare a calda do pepino. Você pode armazenar em potes muito bem fechados, na geladeira. E servir acompanhado de outras saladas também
Deguste e aproveite esse prato na privacidade e conforto da sua casa.
Separe uma receita dessas para preparar a seus familiares e surpreenda a todos!