Ele é uma das modalidades existentes, e é conhecido também como feijão catarino. Famoso e usado em diversas partes do globo, tem diversas formas de ser ingerido. Pode ser usado para o recheio de burritos ou consumido como purê, frito e, aqui no Brasil, inteiro e com caldo.
A seguir uma receita de feijão carioca simples e fácil para você deixar suas refeições ainda mais gostosa e diversificada. Com um sabor especial para acompanhar o arroz, formando assim a dupla mais amada nos pratos brasileiros: arroz e feijão.
O resultado é a dupla do arroz branco, presente na casa de milhões de brasileiros. E vamos começar do jeito mais comum possível: na panela de pressão.
Receita de feijão carioca na panela de pressão simples e fácil: saiba como fazer
- 1/2kg ou duas xícaras (chá) de feijão carioca;
- 1 folha de louro;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- Sal a gosto;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 cebola picada pequena;
- ½ colher de chá de pimenta do reino;
- ½ colher (chá) de cominho;
- 3 xícaras (chá) de água
Modo de preparo
- Coloque o feijão de molho por uma hora. Ele já deve estar escolhido;
- Depois coloque ele em uma panela de pressão, cubra de água e tampe a panela;
- Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, desligue o fogo médio e então vamos temperar;
- Leve ao fogo alto uma outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e acrescente o alho refogando mais um pouco;
- Acrescente o feijão e mexa bem, depois coloque os temperos como cominho, pimenta, sal e a folha de louro;
- . Caso queira engrossar o caldo, use uma concha e amasse os grãos para deixar o caldo mais grosso;
- Deixe o feijão ferver e cozinhar por mais um ou dois minutos para que pegue bem o sabor, ficando muito mais saboroso e sirva em seguida.
Após cozido ele pode ser preparado de diversas formas e, uma dica valiosa é congelar o feijão em potes menores para consumo durante a semana ou de um dia para o outro. Caso seu seja para congelar, não tempere ele.
2º. Baião de dois
autor: Receitas da Maria
Um prato clássico, fácil e rápido: o baião de dois une os alimentos que estão presentes na maioria dos lares brasileiros.
Para aqueles momentos em que a praticidade, o sabor e a rapidez precisam estar unidos. O clássico da comida brasileira para você não perder a hora da refeição.
3º. Salada
autor: Drica na Cozinha
Já imaginou o feijão carioca na salada? Esse alimento é tão versátil que é usado até mesmo nos pratos de entrada das refeições.
Seja para os dias mais quentes ou para inovar nas refeições, você pode fazer algo diferente usando alimentos simples e que sempre temos em casa.
4º. Feijoada
autor: Indomáveis
Existem pelo país diversos modos de fazer, com ingredientes que vão dos mais simples aos mais sofisticados. A feijoada é preparada de diversas formas.
E, ao invés de utilizar o tradicional feijão preto simples, você pode substituí-lo na hora do preparo.
5º. Caldinho
autor: Leodenice Camargo
Dias mais frios pedem refeições que aquecem. O caldo figura no topo desses alimentos, seja ele de frango, carne bovina, legumes e até mesmo de feijão.
Prepare um caldo, de forma prática você terá seu jantar pronto para ser degustado e aquecer nas noites frias.
6º. Dobradinha
autor: ROSINHA E SYLL Lima
Essa receita de dobradinha é um prato preparado com o bucho de alguns animais, em especial do boi e que leva uma diversidade de acompanhamentos.
Dentre esses acompanhamentos, o feijão é incluído e dá um sabor especial para um prato tradicional português, mas que é encontrado por todo o país. Confira o passo a passo.
7º. Farofa
autor: Receitas da Josi
Outro alimento que sempre temos em casa é a farinha, com origens diversas e sabores que se diferem pelo país.
A farofa é usada no acompanhamento de refeições e até mesmo em um churrasco. Experimente prepara-la com feijão e descubra outros sabores para surpreender a todos.
8º. Sopa
autor: Receitinhas Com Amor
Esta receita de origem desconhecida, a sopa figura entre o grupo de pratos fáceis de fazer e que podem ser considerados requintados.
A sopa mistura diversos ingredientes, mas o sabor da semente mais usada pelos brasileiros se destaca ao paladar. É uma bela pedida para usar o feijão carioca.
9º. Com bacon e calabresa
autor: Claudia Oliveira Receitas
Se existe algo capaz de incrementar quase e todo prato, é o bacon. Seja para receitas doces ou salgadas, é sempre um complemento positivo que realça o sabor ao paladar.
- Acompanhamento
Molho Barbecue Caseiro
E aqui não seria diferente, juntamente com a calabresa eles darão um sabor especial para suas refeições, seja ela a do dia a dia ou para uma ocasião especial.
10º. Feijão Tropeiro
autor: Debyianreceitas
Prato típico dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, o feijão tropeiro faz parte da história do país e tem sua origem no século XVII.
Em um momento em que integração de povoados se fez necessária, surgiu o prato que perdura até os dias atuais e é cada vez mais saboroso, sendo usado em diversos tipos de refeições.
11º. Com Legumes
autor: COZINHANDO COM DÉIA MATES
Não é apenas com a combinação clássica que se pode agradar ao usar o feijão carioca. Prepará-lo com legumes incentiva o consumo dos mesmos e ainda deixa o prato mais nutritivo.
E não tem muito segredo, você pode usar variedades de legumes e colocar aquilo que sua família mais gosta, ou o que não comem com tanta frequência assim!
12º. Com Charque
autor: Arte 2 Irmãos
A carne de charque é preparada de forma que permite que seu consumo demore mais tempo, tornando-a assim uma carne mais seca que as demais.
Atente-se na hora do preparo, uma vez que o charque é um alimento que já possui sal, utilizado em seu preparo. sugiro que usar linguiça calabresa na mistura, é incrível.
13º. Com pé de porco
autor: Beleza na Cozinha
Quase todas as partes dos animais podem ser consumidas, se não todas. O pé não é diferente. Com um bom preparo se torna saboroso e dá um sabor especial aos alimentos.
O pé de porco é usado para dar um sabor especial ao feijão, tirando quem come e quem o faz da zona de conforto dos sabores.
14º. Com mocotó
autor: Raquel Cespedes
Mocotó é o nome dado ao prato preparado a partir das extremidades dos bovinos, principalmente as patas – sem os cascos.
Por mais diferente que possa parecer, o prato é rico em gordura, proteína e ferro e é um prato típico da região sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul.
15º. Baião de dois com carne seca
autor: Casal Neiva do Céu Receitas
O famoso baião de dois pode virar de três, mas sem perder o nome original! Incluir carne nesse prato te dará a possibilidade de ter uma refeição completa em uma única panela!
É a praticidade do preparo, do consumo e da arrumação unidas em um único prato, agradando quem cuida do preparo e daqueles que irão apenas degustar.
16º. Bolinho
autor: CANAL GESELE MARTINS
O feijão carioca não precisa ser usado apenas nas refeições principais. Além da salada é consumido também em forma de bolinho.
Um petisco saboroso, nutritivo e diferente para os dias em que experimentar coisas novas e receitas diferentes for o desejo de todos!
Esses são algumas das inúmeras opções de receita de feijão carioca que existem para você preparar esse acompanhamento e surpreender ao deixar as refeições ainda mais gostosa.
Aposto que agora já sabe como fazer feijão, confira no link outra listinha sensacional.