Estamos falando de um item indispensável na nossa cozinha, certo? Especialmente para quem quer se alimentar. Essa receita de arroz integral é saudável e simples de se preparar, então não há receios. É um verdadeiro clássico na culinária fitness.
Caso não saiba, o arroz integral tem importantes propriedades nutricionais como proteínas, carboidratos e fibras. Além disso, é uma fonte de vitaminas muito considerável. Legal, né? Não perca mais tempo. Prepare-o para as suas refeições.
Não vamos julgar se você quiser adicionar mais cor e sabor ao arroz, então veja também as outras 15 opções maravilhosas que deixamos logo abaixo.
Receita de arroz integral soltinho e macio: saiba como fazer
- Arroz integral a gosto
- 1 cebola
- Azeite
- Água
- Sal a gosto
Modo de preparo
- A quantidade é da sua preferência, mas para uma xícara de arroz, utilize sempre três xícaras de água.
- Em uma panela, coloque a água para esquentar.
- Leve ao fogo baixo numa panela com um pouco de azeite e a cebola picada. Deixe esquentar e doure um pouco a cebola.
- Em seguida, acrescente o arroz e a água.
- Adicione o sal. Ajuste o fogo para ficar entre baixo e médio, tampe a panela e deixe que cozinhe até secar a água.
- Prove o grão. Se estiver bom, retire do fogo, pois estará pronto para ser servido.
Utilizar ervas como orégano e manjericão irá deixar o arroz mais perfumado e saboroso.
2º. Na pressão
autor: Fala Inês
Receita de arroz integral simples e com praticidade. A diferença está no modo de fazer, já que você vai aprender o preparo na panela de pressão, o que vai garantir que seu arroz fique pronto mais rápido.
Coloque todos os ingredientes no fogo, após pegar pressão, abaixe o fogo e aguarde 5 a 8 minutos e deixe o ar sair. Se, ao abrir a panela, você ver que os grãos estão sem água, acenda o fogo novamente e não tampe a panela para deixar o arroz secar por completo. Sirva quente e bom apetite!
3º. Com brócolis
autor: Nhac GNT
Uma dica importante e super nutritiva é deixá-lo de molho. Essa ação ajuda a neutralizar algumas propriedades que podem atrapalhar no consumo de vitaminas e benefícios que o grão possui.
Ferva os brócolis e logo depois que chegar no ponto coloque-os na água gelada para o cozimento ser interrompido e reter mais os nutrientes. Se quiser, adicione cenouras ou couve-flor que também fica muito bom.
4º. Bolacha quinoa
autor: VegTube
Esta receita é uma ótima alternativa para você que quer trocar o consumo de pães para uma opção saudável, sem glúten e nutritiva.
Comece cozinhando o arroz com a quinoa e uma colher de chá de cúrcuma no fogo alto. Bata no processador o mix de arroz junto com 3 colheres de sopa de tahine e ¼ de xícara de farinha de linhaça.
Você vai bater para virar uma massa úmida. Modele os biscoitos como desejar e leve ao forno por 20 minutos. O resultado são bolachinhas crocantes que dão um up no bem-estar!
5º. Bolinho assado
autor: Livia Monteiro
O bolinho de arroz integral é o lanche mais fácil do mundo! Só é preciso adicionar ingredientes simples ao arroz que já está cozido: ¼ de xícara de cebolinha verde picada, 3 colheres de sopa de cebola picada, 200gr de cenoura ralada, muçarela de búfala picada, 2 ovos, sal e pimenta a gosto.
Se quiser adicione alguns temperos para incrementar a receita, como cominho, salsinha ou suco de limão. Faça os bolinhos com as mãos e leve para assar por mais ou menos 50 minutos no forno a 190º. Rende de 10 a 11 bolinhos, perfeito para compartilhar com os amigos.
6º. Com legumes
autor: Veronica Laino
Vamos adicionar mais sabor ao seu prato! Essa versão com legumes além de ser belíssimo é perfeito para servir com peixes e frutos do mar. Os legumes são a vagem, o pimentão vermelho e a cebola, todos bem picadinhos.
Anote a dica de como cozinhar o arroz integral: torre o arroz por 4 minutos antes de começar a prepará-lo. Isso faz com que a película que envolve os grãos seja quebrada, assim você vai garantir que ela cozinhe no mesmo tempo que os legumes. Veja como fazer!
7º. Com lentilha
autor: Cozinha Bach
A lentilha é um grão muito utilizado como substituto do feijão preto, mas às vezes pode ser preparada juntinha do arroz. Nesse caso, chama-se Mijadra, um prato típico da cultura árabe.
O pulo do gato aqui é colocar o arroz para cozinhar antes da lentilha porque seu tempo de cozimento é mais demorado. Você vai precisar deixar cozinhar sozinho por 10 minutos na água quente antes de adicionar a lentilha e deixar cozinhar por mais 10 minutos ou até que ambos estejam macios.
Enquanto isso, refogue a cebola com salsinha a gosto, cominho, sal e pimenta e adicione essa mistura ao arroz com lentilha. Pode ficar congelado por até 3 meses. É uma das melhores receitas com arroz integral.
8º. Primavera
autor: ChefTaico
Quer um arroz integral bem colorido e saboroso? Essa receitinha à moda primavera é feita de milho, ervilha, pimentão em cubos, açafrão, cebola e dentes de alho picado, cenoura em cubinhos, sal e pimenta.
O açafrão pode ser trocado por colorau ou cúrcuma, ele vai na água quente e seu objetivo é transferir sua cor para os grãos. Depois que ficar ao dente, escorra o arroz. Em outra panela refogue rapidamente todos os ingredientes no azeite, acrescente o arroz, mexa bem e apague o fogo.
9º. Risoto
autor: TV Chris Flores
Receitas light que foge do óbvio! Você pode pegar o feito ontem para ser usado numa receita de risoto super cremoso com alho-poró.
A cremosidade vem do requeijão light, enquanto os 2 talos de alho-poró são responsáveis pelo crocante do prato. Tempere com sal a gosto e ervas finas. Para melhorar, aproveite para comer com frango grelhado.
10º. Bolinho frito
autor: Paula Labaki
Agora a versão do bolinho de arroz é frita e vai fazer sucesso na sua cozinha.
Esse lanchinho cheio de ervas aromáticas é feito com arroz já cozido e processado com temperos. Vira uma massa bem úmida, o que facilita a modelagem do bolinho. Sirva com chutney, molho agridoce ou o clássico ketchup.
11º. 7 grãos com açafrão e brócolis
autor: Bistrot Fitness
Veja como é fácil de fazer esse arroz integral sem nenhum mistério: você deve refogar alho e cebola com uma colher de sopa de azeite de oliva, adicione o arroz com duas colheres de sopa de açafrão e água.
Em torno de 20 minutos de fervura, acrescente os brócolis por cima. Eles irão ser cozinhados no vapor do arroz. Depois de 5 minutos, mexa e verifique se já está tudo no ponto, caso não esteja, espere mais 5 minutos.
12º. Doce de arroz
autor: Mamãe Vida Saudável
Uma sugestão que você não pode deixar de fazer na época junina! O segredo desse arroz doce saudável é prepará-lo com 200ml de leite desnatado e 200ml de leite de coco. Adoce com 3 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo e duas canelas em pau. Quando levantar fervura, desligue o fogão e adicione 2 colheres de creme de leite.
Sirva quente com canela polvilhada e leve à geladeira para consumir geladinho.
13º. Galinhada
autor: Mamãe Vida Saudável
Essa é uma receita ótima para quem quer fazer um verdadeiro prato de domingo.
Veja as dicas para fazer essa comida saborosa:
Primeiramente você deve deixar a refeição cozinhando em fogo médio durante 5 minutos com a panela fechada, coloque o restante dos ingredientes e mantenha a tampa semi aberta por 15 minutos e em seguida tampe corretamente por 20 minutos ou para que toda a água seque.
Rende 3 porções e é possível deixar no congelador durante 20 dias.
14º. Torta
autor: Urbano Alimentos
Chegou a incrível torta salgada de frango! O arroz integral entra na massa da torta, provando mais uma vez o quanto ela é versátil.
Você vai bater no liquidificador: 1 xíc. e meia de leite, um ovo, uma colher de sopa de manteiga, 3 xícaras de chá de arroz cozido, 5 colheres de sopa de farinha de arroz, 1 colher de chá de fermento e sal a gosto.
Disponha metade da massa homogênea no fundo da forma sem furo e untada. Ponha o recheio de frango desfiado em cima e cubra com o restante da massa de arroz. Deixe no forno por mais ou menos 45 min em 180º. Bom apetite!
15º. À grega
autor: Mamãe Vida Saudável
O modo à grega é perfeito para ocasiões festivas, ele é colorido, delicioso e combina bastante com aqueles assados natalinos ou com salada de folhas verdes.
A vagem, o pimentão amarelo e a cenoura são os três responsáveis pelas cores do prato, o que torna o arroz muito mais charmoso e saboroso.
Além disso, uma boa ideia é adicionar uva-passa para dar um sabor agridoce, nozes para dar um toque crocante e cebolinha para finalizar.
16º. Ao sugo
autor: Marina Shelton
Seu arroz integral com grão de bico ao molho sugo será mais um sucesso da sua casa.
Como fazer: em uma panela, refogue a cebola e o alho, coloque três tomates picados, uma colher de chá de sal, páprica e cúrcuma. Cozinhe por 3 a 4 minutinhos.
Junte o arroz e uma quantidade de água suficiente para cobrir os ingredientes, adicione o sal novamente e deixe a panela tampada por cerca de 5 min. para a água diminuir para a metade.
Adicione o grão de bico cozido, misture, verifique o sal novamente e tampe até que o arroz chegue ao ponto desejado. Salpique orégano e sirva!
Agora que você aprendeu um preparo sem nenhum segredo por meio da nossa seleção das melhores receitas, não deixe de colocar o que sabe em prática. Saia da mesmice e surpreenda quem você ama ao usar esse alimento saudável.