8 Receitas de Berinjela Em Conserva Apetitosa E Criativa

  • Sabe aquele tipo de vegetal que faz bem e quando temperado com os elementos certos fica irresistível? Caso não conheça, sei que esse aqui vai te conquistar!
Avalie este item
(23 votos)

Se gosta de comer corretamente e não dispensa comidas saudáveis em teu cardápio, tenho certeza de que essa aqui vai ser super interessante de fazer e principalmente de comer, uma incrível receita de berinjela em conserva para diferenciar suas opções e te fazer experimentar algo realmente delicioso e que fará diferença, tanto em teu paladar quanto para o teu bem-estar.

Uma comidinha bem-feita ninguém despensa, não é mesmo? E Principalmente se for algo que você poderá armazenar para comer quantas vezes quiser, também vai cair muito bem com aquele pão que sobrou e que poderá fazer torradinhas para poder degustar com nossa receita mais que especial, por isso vamos conferir e colocar a mão na massa.

Se esse tipo de receita faz o teu estilo, então não fique sem conferir outras sugestões maravilhosas que estão presentes em nossa lista que está fantástica.

Receita de berinjela em conserva deliciosa e nutritiva: saiba como fazer

Rendimento
04 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 02 berinjelas médias 400 gramas
  • 01 colher sopa (rasa) de sal
  • 02 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ colher de sopa (rasa) de alho ralado
  • 01 xícara de chá de cebola fatiada
  • ½ xícara de chá de pimentão vermelho fatiado
  • ½ xícara de chá de pimentão amarelo fatiado
  • ½ xícara de chá de pimentão verde fatiado
  • ½ xícara de chá de azeite
  • ¼ xícara de chá de azeitonas verdes picadas
  • 01 colher de sopa (rasa) de orégano
  • ¼ colher de chá (rasa) de pimenta calabresa desidratada
  • 01 colher de sopa de vinagre de vinho
  • 01 boa pitada de pimenta do reino
  • 02 colheres de sopa (rasa) de nozes picadas (opcional)
  • ¼ xícara de chá de uvas passas (opcional)

Modo de preparo

  • E para começar o simples processo do preparo deste prato maravilhoso, nós vamos fatiar a nossa berinjela no sentido vertical e depois no sentido horizontal, então vamos pegar esses pedaços já picados e colocar em uma tigela.
  • Feito isso, basta colocar a colher rasa de sal e misturar tudo, cubra a tigela com alguma tampa ou plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora, para sair a água da berinjela.
  • Depois desse tempo é só mexer e deixar repousar por mais uma hora para tirar ainda mais água.
  • Depois de passado esse tempo, vá pegando a berinjela com as mãos e vá espremendo para sair toda a água, esse processo garante que o cozimento seja mais rápido.
  • Coloque a panela em fogo alto, acrescente o azeite e o alho ralado e asse até que o alho esteja dourado e em seguida coloque em fogo médio.
  • Agora coloque na panela a berinjela, a cebola, e os pimentões, verde, vermelho e amarelo, tudo picado.
  • Cozinhe tudo por cinco minutos e vá mexendo e misturando tudo.
  • Agora adicione azeite, azeitona, orégano e pimenta calabresa, vinagre de vinho e uma pitada de pimenta do reino.
  • Cozinhe tudo até o teu ponto de preferência, sendo o ideal até que o pimentão fique macio, em média dez minutos.
  • Se preferir, coloque uva passa e nozes picados.
  • Depois disso tudo é só server e aproveitar, bom apetite.

2º. Versão italiana

Autor: NANDO na COZINHA

E para começar muito super a nossa lista da vez, uma ótima versão e que vai dar o que falar quando você o preparar, será esta versão italiana, uma saborosa e imperdível opção que certamente irá mudar o teu conceito sobre comer berinjela, sim, uma escolha e tanto no quesito de se alimentar corretamente e com muito sabor.

Essa aqui se sairá muito bem para uma entrada em um almoço, um sinal de bom gosto e de algo um pouco mais sofisticado, por isso já vai planejando os preparativos pois não irá se arrepender, também vale ressaltar que não há nenhuma dificuldade neste preparo e que seus ingredientes são muito acessíveis.

3º. Versão síria

Autor: Carlos Pena Vídeos

E agora outra versão de uma culinária internacional e muito deliciosa e de certo modo, comum em nosso país, como já pode ver no título, essa próxima opção é da cozinha síria. Um prato muito interessante e cujo sabor será conquistador, pode fazer sem medo, pois será um sucesso na certa.

Além disso, você ainda estará adquirindo maiores conhecimentos gastronômicos e aumentando ainda mais o teu ‘set list’ de pratos, uma verdadeira mão na roda, não acha? Por isso não perde tempo e já vai pensando no que irá combinar essa belezinha aqui.

4º. Versão caponata

Autor: Andrea Santos Kuster – Sabor e Paladar

Uma que não poderia faltar é esta aqui na versão de caponata. O seu preparo será super tranquilo, sem mistério algum e o resultado final será absurdamente saboroso e certamente uma comida que vai ser repetidas por várias vezes aí em sua casa, disso pode ter certeza.

Além dos elementos que ajudam a compor este saboroso prato, ainda existem os benefícios aos quais ele ainda vai te proporcionar, somente a berinjela tem um baixo teor de calorias, é rica em fibras, sendo uma ótima escolha para aqueles que desejam perder peso ou somente manter a forma. É ou não uma excelente escolha?

5º. Versão mini

Autor: Coisas que Aprendi

Outra opção que é muito interessante e saborosa é esta versão em miniatura da nossa deliciosa protagonista, que é a berinjela. Outra opção super bacana para acompanhar a salada de entrada no almoço, além de é claro, ser muito nutritivo e saudável, nos ajudando a manter uma dieta equilibrada.

Fora que segue sendo fácil de preparar, assim como vários outros preparos aqui listados, então já vai pensando para quando irá preparar essa maravilha e não fique perdendo tempo só passando vontade, coloque a mão na massa agora mesmo pois essa daqui não dá para deixar de lado.

6º. Com pimentão

Autor: Receitas da Dinda

Só de pensar nessa aqui, já até abre o apetite, e claro que por conta do pimentão, que fará toda a diferença no sabor que será proposto pelo prato a seguir. Com o gostinho muito marcante e especial, ainda oferece excelentes benefícios a nossa saúde.

Claro que de acordo com o grau de maturação esses benefícios podem variar. Quando verde é rico em vitamina E, ajudam na prevenção de doenças como o câncer, seja de intestino, garganta e pulmão. Já o amarelo é cheio de vitamina C e ainda ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos. O vermelho por sua vez, é rico em antioxidantes, e aí, vai perder essa?

7º. Com recheio de pimenta, alho e nozes

Autor: Dicas da Leilinha

Uma excelente mistura de bons ingredientes é o que temos nesta próxima variação aqui, não é mesmo? Além de que o aroma e gostinho são muito saborosos, já dá até para imaginar em um delicioso almoço de domingo, e se combinado com outros bons temperos, então fica melhor ainda.

E sabe o que é melhor nisso tudo? Que você não precisa só ficar imaginando ou idealizando, mas poderá fazer sempre que quiser e aproveitar este sabor super especial desse prato em questão, por isso já vai colocando tudo em prática para que possa aproveitar de um prato diferente e assim variar o teu cardápio usual.

8º. Grelhada

Autor: Drica na Cozinha

Provavelmente está daqui é a minha favorita entre tantas boas opções aqui citadas, e nem é difícil de saber o motivo certo? Outra variação que é feita na grelha, vai deixar o aquele sabor que já é bom muito melhor, mais gostoso e interessante de se degustar.

Fora que ainda poderá combinar com alguma proteína, imagina só está delícia acompanhando o teu churrasco? Incrível não é mesmo? Só de ficar pensando já até dá fome. Então não deixe mais essa para depois e comece os preparativos agora mesmo, pois será uma experiência e tanto.

Se gostou de todas essas dicas aqui presentes em nossa listinha, não deixe de acompanhar as nossas próximas receitas, sempre uma melhor que a outra, por isso não perde. Nos veremos em breve.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.