Conhecido também como arroz negro, esse grão chama a atenção quando está presente em qualquer alimento por sua cor forte. Ficou curiosa? Então confira essa receita de arroz selvagem repleta de elementos que vão deixá-lo mais completo e saboroso, dispensando qualquer outro acompanhamento.
Com 20 vezes mais antioxidantes do que o arroz tradicional, ele deveria fazer parte da sua alimentação o quanto antes, pois combina com qualquer proteína.
Assim como o arroz branco, ele é saboroso, soltinho e pode compor um prato principal como qualquer outro. Veja também outras 14 receitas com ele.
Receita de arroz selvagem incrementado delicioso: saiba como fazer
- 2 xícaras de cogumelos fatiados ou inteiro
- 1 tablete de caldo de galinha ou de carne
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colher de (sopa) de manteiga
- ½ pimentão verde picado
- 2 xícaras (chá) de arroz selvagem
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (chá) de tomilho
- 3 folhas de louro
- 1 pimentão picado
- Sal a gosto
- 1 colher (café) de páprica
- 2 xícaras (chá) de linguiça
- 1 colher (café) de alho em pó
- 1 colher (café) de pimenta caiena
- 1 colher (café) de cebola em pó
Modo de preparo
- Lave o arroz até que aquela “goma” já não saia mais na água. Reserve.
- Leve ao fogo uma panela com uma colher generosa de manteiga. Entre com a linguiça picada e a frite para dar uma dourada prévia. Abaixe o fogo.
- Entre com a cebola picada e o alho. Refogue-os até ficarem transparentes.
- Adicione o pimentão e refogue por 1 minuto.
- Tempere tudo tomilho, pimenta, com alho em pó, cebola em pó e um pouco de páprica. Finalize adicionando de 3 a 4 folhas de louro.
- Acrescente o arroz, misture muito bem e o deixe pegar os sabores.
- Adicione os cogumelos, mexa e entre com o caldo de galinha.
- Após misturar mais uma vez, tempere com sal e coloque a água fervente até cobrir.
- Quando ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o grão estar no ponto adequado. Caso não fique no tempo estipulado, adicione um pouco mais de água e aguarde o cozimento.
- Chegando no ponto, é só desligar e servir.
2º. De travessa
autor: RedeTV! Entretenimento
Uma ótima opção para oferecer quando está recebendo gente em casa, pois você pode arrumar esse arroz numa travessa linda na qual, o seu sabor será contrastado com o ácido do tomate, o gosto do palmito e tâmaras, por exemplo.
É um prato bonito que só querer uma deliciosa proteína para complementar.
3º. Na salada crocante
autor: Paula Labaki
Quer saber como preparar um prato colorido, crocante, bonito e que satisfaça? Temos tudo isso em uma “simples” salada, por isso não deixe passar.
Esse é mais um prato saudável, super temperadinho e sem glúten. Ideal para compor a sua dieta. Dá para, inclusive, preparar e guardar de um dia para o outro.
4º. Cozido no frango
autor: Batistenha Homestead
Esta receita é ideal para quem está com pouco tempo ou ama um cozido, afinal o grão cozinha junto com o frango, logo você não precisa ficar de olho em um e em outro. Você também consegue deixá-lo bem caldoso, mas o ideal é sequinho.
Pode ser uma janta super leve e fácil para aquele dia cansativo.
5º. Com cogumelos e bacon
autor: Knorr Portugal
Temos nos mantido light até aqui, certo? Mas essa é para quem ama carne de porco. Para os apaixonados por bacon e aquele perfume que ele deixa em qualquer comida! É de dar água na boca, eu sei, então não espere mais!
É super fácil! Frite o bacon na manteiga em fogo baixo, então entre com os cogumelos e salteie os pedaços na gordura. Junte o arroz, misture bem e coloque tudo para cozinhar.
6º. Carreteiro com paio
autor: Zaffari
O arroz carreteiro é uma delícia muito popular no país. Em qualquer restaurante de caráter típico, ele é encontrado. E coisa boa, temos que comer em casa, certo? Já o paio, é um “enchido” majoritariamente de carne de porco muito consumido em Portugal, contudo, tranquilo de encontrar por aqui também.
O ideal é adicioná-lo fatiado ao refogado e servir em fatias fritas ao finalizar.
Simples assim.
7º. Com lentilha
autor: Banquete
A lentilha é um alimento muito rico para o bem-estar e que oferece uma série de benefícios por porção, unida ao arroz, eles compõem um acompanhamento poderoso para qualquer um em uma dieta ou fora dela.
É ambos são tão tranquilos de preparar que nem precisa nem de panela de pressão. O tempero fica por conta do bacon, espumante e alho poró. Delícia!
8º. Na paella
autor: Chef Patrick Alves
Os peixes e frutos do mar não ficam de fora da lista, pelo contrário, toda paella que se preze deve conter camarões, lagostins e tudo que o seu desejo mandar.
Esse prato é riquíssimo em sabor e elementos, então o faça em ocasiões especiais ou para receber a família e amigos. Para ter noção, a receita leva cogumelos Paris fresco; azeite de dendê, pepperoni, polvo e lula. Chique mesmo, né?
9º. Com peixe assado
autor: Você bonita
Acho que já esclarecemos que este arroz dá com tudo! Mas que composição linda é o peixe branquinho sobre o arroz negro, viu? Um prato super elegante, bacana para servir em um jantar a dois, por exemplo.
Ambos são servidos sobre um veloute de agrião, mas pode ser de manjericão e até espinafre. Você é quem manda.
10º. Cozido no leite
autor: Eunicey Macie
Calma, não é um arroz de leite! Pelo contrário, aqui ele é muito bem refogado em alho, cebola e tomates, mas em vez de usar a água, ele cozinha do leite integral.
Fique atento: é preciso deixá-lo sequinho antes de servir, hein?
11º. Natalino
autor: Raquelícias
Cansada do arroz de todo final de ano? Agora dá para inovar.
Esqueça as passas! Coloque novidades à mesa. Para isso, você só irá precisar de 2 xícaras (chá) de água, 1 xícara de arroz, 6 castanhas do Pará, 6 nozes e 6 damascos. Quando pronto, é só finalizar com azeite de oliva.
12º. Com shitake e molho
autor: Receitas Veganas da Mel
Esse é um arroz bem importante de ter na alimentação vegana, já que ele é cheio de nutrientes que podem faltar dada algumas das escolhas feitas por eles.
Aqui ele é combinado com tomate cereja, espinafre, cogumelos e temperado sal e pimenta. Fica uma beleza e muito apetitoso.
13º. Na salada fria
autor: Lucilia Diniz
Para quem quer se manter na cozinha prática, essa é uma opção leve de almoço.
Super crocante e ácida, ela leva milho, cebola roxa e é temperada com azeite, suco de limão e mostarda. Fica uma verdadeira delícia para comer purinha, mas você pode combiná-la com um frango grelhado, peixe ou uma carne magra.
14º. Com manga e amêndoas
autor: Canal Woohoo
Que ideia legal! Essa receita tem muita inspiração na Índia, então pode esperar um pouco de excentricidade. Se você gosta de sabores marcantes, aproveite.
O arroz é misturado com as amêndoas tostadas e salsinha, então tudo é envolvido por um creme de manga.
Só preste atenção porque o azeite e o sal são primordiais para garantir que o prato não fique doce.
15º. Com linguiça e legumes salteados
autor: De Bem Com a Comida
Essa é de impressionar pela simplicidade, rapidez e beleza.
Enquanto o arroz cozinha, você refoga as linguiças (sem a pele) bem temperadas e apimentadas. As cenouras e as abobrinhas, em pedaços minúsculos, entram depois. Depois de o arroz se juntar a todos eles, finaliza-se com mini agrião.
Uma vez que você já sabe como fazer arroz selvagem, troque aquele arroz integral tradicional por esse grão ainda mais nutritivo e saboroso. Leve essa novidade para uma alimentação saudável que você pode iniciar ainda hoje.