11 Receitas de Arroz Paraense Com Sabor de Nordeste Em Qualquer Região do País.

  • Descubra como preparar este prato com sabor do nordeste.
Avalie este item
(22 votos)

Este prato recebe a denominação de arroz paraense devido ao fato de serem utilizados ingredientes típicos dessa região do Brasil. Entre eles, se destacam, o tucupi e o jambu.

Apesar desses itens serem regionais, eles podem ser facilmente encontrados nos supermercados e por isso venha aprender esta receita de arroz paraense que irá agradar a família toda.

Acompanhe o passo a passo de como fazer arroz paraense e descubra outras receitas de como deixá-lo ainda melhor.

Receita de Arroz Paraense simples e rápido: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 folhas de chicória
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 500 gramas de arroz
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho
  • 400 ml de tucupi
  • 500 ml de água
  • 1 maço de jambu
  • 250 gramas de camarão
  • sal a gosto

Modo de preparo

  • Primeiramente coloque o azeite em uma panela para aquecer, depois acrescente o alho picado, a chicória cortada em tiras e deixe refogar até dourar;
  • Em seguida acrescente o arroz lavado, sal, a água fervente e deixe cozinhar até secar;
  • Enquanto isso, refogue 250 gramas de camarão lavado e descascado em uma colher de sopa de azeite com o açafrão e um pouco de sal;
  • Assim que o arroz secar, acrescente 300 ml de tucupi e deixe cozinhar até quase secar, em torno de mais 15 a 20 minutos, depois disso adicione o jambu lavado e os camarões refogados;
  • Finalize com 100 ml de tucupi, deixando a panela no fogo baixo por alguns minutos de forma que o jambu murche;
  • Sirva em seguida.
Dicas úteis:
  • Caso deseje, refogue seu arroz com alho e cebola;
  • Se quiser, finalize com cheiro verde fresco picadinho;
  • Se tiver tucupi a vontade, pode utilizar mais no cozimento e finalização do arroz.

2º. Acrescentando chicória

Autor: Canal na cozinha

A chicória é uma salada verde que possui folhas de tom arroxeado e se assemelha a alface roxa, sendo uma ótima salada.

Além de acrescentar sabor ao seu prato, irá também adicionar um pouco mais de cor a esta preparação. Por isso, acrescente um macho de chicória cortada em tiras médias junto aos demais ingredientes na hora da preparação.

3º. Adicionando bacon e calabresa

Autor: Vida a dois

Acrescentar bacon e calabresa certamente deixam os nossos pratos mais saborosos e dificilmente não agradaram aos seus convidados e familiares.

Mc fritando primeiramente o bacon e na gordura que ele soltar adicione a calabresa e refogue o arroz, em seguida acrescente os demais ingredientes.

4º. Acrescentando anéis de lula

Autor: Inspiração

Se a sua família gosta de provar frutos do mar ou se até mesmo eles já gostam de consumir a Lula, essa sugestão com anéis de lula irá agradá-los Com certeza.

Atende-se a necessidade de comprar lulas que estejam o mais frescas possíveis e também fique atenta na hora de preparar de forma que evite que cozinha demais e adquire o aspecto borrachudo.

5º. Usando camarão seco

Autor: Cozinha de Belém da Rosane

Sabendo que nem sempre é possível encontrar o camarão fresco, essa sugestão feita com camarão seco e dessalgado é ótimo.

A principal peculiaridade é o fato de que se faz necessário ficar atenta na hora de dessalgar o camarão deixando-o de molho por algum tempo e trocando a água uma ou duas vezes.

6º. Usando carne de marisco

Autor: Receitas da May

Os mariscos são um tipo de fruto do mar que também podem ser encontrados em água doce, caracterizado por possuir uma concha dura e no interior desta concha estar a carne desse pequeno molusco.

A indicação desta opção é de ser preparada para aqueles convidados que já estão acostumados com o sabor deste molusco, visto que é um sabor marcante.

7º. Acrescentando caranguejo

Autor: Panelinha paraense Thiago Castro

O caranguejo se assemelha aos peixes devido à sua carne esbranquiçada, no entanto mesmo sendo um parente distante da lagosta ele não é encontrado na água salgada, mas sim na água doce.

Se for possível, compre apenas a carne caranguejo, mas se não for, pré-cozinho seus caranguejos de forma que facilite na hora de retirar a sua carne que será desfiada para então ser acrescentada ao arroz.

8º. Acrescentando alfava

Autor: kittychen lab

A alfava é uma planta que pode ser encontrada em mercados de produtos naturais in natura ou até mesmo desse hidratada.

Entre os benefícios de consumir essa planta de forma frequente estão a melhora da prisão de ventre e do bom funcionamento do sistema digestório pronto

9º. Adicionando pirarucu e farofa de jambu

Autor: Tastemade Brasil

O pirarucu é um peixe de água doce e que costuma ser de grande porte. Seu sabor leve deixará o seu prato ainda mais saboroso e certamente lhe renderá muitos elogios.

No entanto, a parte mais surpreendente dessa receita será essa farofa de jambu que poderá ser utilizada como acompanhamento em outras refeições não só por ser deliciosa, mas por ser uma experiência única.

Isso porque, o jambu é conhecido pelas suas propriedades anestésicas, que provocam uma leve dormência na boca quando esta planta é mastigada.

10º. Adicionando mexilhão

Autor: Beth Moab mãe de 3

O mexilhão é um tipo de fruto do mar encontrado dentro deu uma concha e que possui carne de cor branca e muito macia, o seu sabor é marcante e agrada muito aquelas pessoas que gostam de consumir frutos do mar.

Além disso, a carne dos mexilhões é muito rica em nutrientes, entre eles estão inúmeros sais minerais e vitaminas, além de uma quantidade razoável de proteínas.

11º. Opção cremosa

Autor: Panelinha paraense Thiago Castro

Se um arroz normal cremoso já é delicioso, esta opção de arroz paraense super cremosa irá ficar ainda mais saborosa.

0 a cremosidade do seu arroz pode ser garantida tanto pela adição do creme de leite, como também com generosas colheradas de requeijão cremoso ou até mesmo queijo parmesão ralado.

Lhe apresentamos tantas opções de dar água na boca que certamente você já está curiosa para preparar uma receita de arroz paraense e se deliciar com a família.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.