O arroz de pato é uma receita originada na cidade de Braga em Portugal e que consiste em cozinhar o arroz no caldo feito a partir do cozimento das carnes de pato.
Apesar do consumo das carnes de pato no sertão como no Brasil esta receita de arroz de pato ele vai conquistar a família toda hoje o resultado final é delicioso.
Descubra agora o passo a passo dessa receita e veja algumas variações que a deixaram ainda melhor.
Receita de Arroz de Pato simples e prática: Saiba Como Fazer
- 3 cebolas
- 600g arroz
- 1 pato inteiro
- 3 dentes de alho
- 2 cenouras médias
- 3 folhas de louro
- 100g de Bacon
- 100ml de Shoyu
- 2 talos de salsão
- 2 talos de alho-poró
- Chouriço português a gosto
- 50ml de vinho do porto
- 1 galho de tomilho
Modo de preparo
- Inicie a preparação dividindo o pato em partes, separando aquelas com mais carne das com mais ossos e reservando a gordura;
- Em uma panela coloque a gordura do pato para fritar junto com um ramo de tomilho;
- Em outra panela coloque o azeite, as carnes do pato e deixe fritar até dourar tudo e em seguida reserve;
- Na sequência, coloque na panela um pouco da gordura frita do pato, a cenoura picada, o salsão picado, o alho-poró picado e as folhas de louro;
- Deixe esses itens refogar por 5 minutos em fogo médio, então tempere com sal e pimenta;
- Depois disso adicione a casca do bacon, as carnes do pato, o vinho, o shoyo e em seguida adicione água até cobrir todos os ingredientes;
- Deixe esses itens cozinhar por 40 minutos após levantar fervura;
- Após cozinhar as carnes, retire-as da panela e a desfie;
- Feito isso, corte a carne do bacon em cubos e frite em outra panela junto com um pedaço do chouriço picado;
- Acrescente também as carnes para fritar por alguns minutos e depois reserve;
- Na panela onde as carnes foram fritas, adicione mais um pouquinho da gordura frita do pato, a cebola, o alho e refogue tudo;
- Depois disso adicione o arroz, o caldo coado do cozimento das carnes e deixe cozinhar por 10 minutos ou até o arroz ficar al dente;
- Em seguida acrescente as carnes desfiadas e o tempero verde;
- Mexa tudo e finalize com rodelas de chouriço na decoração. Sirva em seguida.
- Caso deseje, bata no liquidificador a água com os legumes e coe, tendo assim um líquido com mais sabor para usar no cozimento do arroz.
2º. Com chouriço
Autor: Tuga na Cozinha
O chouriço é um tipo de embutido preparado com carnes de porco ou sangue e muitos temperos podendo ser facilmente encontrado em casas de embutidos.
A indicação é que ele seja aquele feito com carnes e músculos, que será cozido junto com o pato e depois fatiado para ser utilizado na finalização do prato quando for levado ao forno.
3º. Adicionando tâmaras
Autor: Valente Marques
A Tamara é uma fruta facilmente encontrada na versão desidratada em supermercados, entre seus benefícios destaca-se ajuda na melhoria da memória e também no combate do estresse se for consumida regularmente
A indicação aqui é que ela seja utilizada cortada em pedaços elevada para cozinhar junto com arroz e as carnes do pato cozidas e desfiadas.
4º. Regado com vinho tinto
Autor: Ana Cozinha
Está bebida é muito comum de ser utilizado na culinária por acrescentar mais sabor a qualquer alimento que for preparado com ele.
O vinho tinto em especial irá contribuir também adicionando mais cor ao arroz sem precisar adicionar molho de tomate.
5º. Usando jambu e tucupi
Autor: Segredinhos Minhoto
A sugestão de agora tem sabor nordestino devido a adição do caldo de tucupi que é preparado com a fermentação da mandioca e também da erva jambu.
O jambu é uma planta muito conhecida na região Nordeste e principalmente na região norte que ao ser cozida e mastigada causa a sensação de dormência na boca.
6º. No forno com legumes
Autor: Receitas do Paraíso
Os pratos feitos no forno certamente têm um toque especial e ficam ainda mais saborosos se você adicionar mais generosa camada de queijo ralado.
As carnes de pato serão cozidas por 45 minutos com alguns temperos, e em seguida as carnes serão desfiadas, o arroz vai ser cozido na água do cozimento do pato e os legumes também.
Por fim, é só adicionar tudo em uma assadeira e se desejar finalize salpicando queijo ralado ou até mesmo cheiro verde picado.
7º. Usando bacon e queijo
Autor: Tuga na Cozinha
Nesta variação, as carnes do pato picada será cozida com o bacon e outros temperos por cerca de quase uma hora em fogo moderado para alto.
Depois disso, as carnes serão reservadas e o bacon deverá ser picado, refogado com alho e cebola e servir de base na hora que estiver cozinhando o arroz, adicionando também a água do cozimento das carnes de pato.
8º. No micro-ondas
Autor: Micro sobrevivência
As receitas de micro-ondas são ótimas pois além de ficarem deliciosas ajudam muito a dona de casa no dia a dia quando não consegue dar tanta atenção na hora de cozinhar os alimentos.
Essa dica também é perfeita quando o seu desejo for preparar uma porção menor visto que serão utilizadas pouca carne a qual também será cozida no micro-ondas.
9º. Escondidinho
Autor: Mãe 5 anilta #receitassaudaveis
Com certeza esse escondidinho vai surpreender todos os seus convidados e a família inteira lhe rendendo muitos elogios, pois o resultado final é espetacular.
E a sua preparação será muito simples, consistindo em montar na travessa colocando o arroz em camadas e entre cada camada adicione chouriço ou até mesmo bastante queijo ralado.
10º. Ensopado com vinho verde
Autor: Cozinha para Iniciantes
Os vinhos verdes, apesar do nome não possuem essa cor, na verdade são tipos de vinhos produzidos na região norte de Portugal e podem ser do tipo branco, rosê ou tinto.
Na receita é indicado a utilização do vinho branco que irá acrescentar mais saboroso ao caldo que formará com o cozimento da carne de pato junto com os outros temperos e assim deixará o seu arroz mais saboroso.
11º. Na cerveja preta com linguiça e azeitonas pretas
Autor: Nando na cozinha
A combinação de agora ficará super deliciosa e vai conquistar o paladar de todos com o seu sabor inesquecível e certamente você terá que prepará-la mais de uma vez.
A carne do pato será refogada e depois cozida com vários temperos. no caldo que formar será cozida então a linguiça e depois vai ser preciso refogar a linguiça, a carne e alguns cubinhos de bacon.
O arroz será temperado à parte e logo que iniciar o seu cozimento a mistura de carne será acrescentada, juntamente com azeite as azeitonas pretas que podem ser adicionadas inteiras ou cortadas em pedaços caso seja de sua preferência.
12º. Com cogumelos e macadâmia
Autor: Receitas
Esta preparação é um pouco mais elaborada e por isso indicamos que ela seja feita principalmente em datas especiais ou quando o seu desejo for impressionar os convidados.
A macadâmia é um tipo de noz ou amêndoa que pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais e é rica em fibras que auxiliam na boa digestão.
Outra peculiaridade do prato é que o pato terá que ser marinado e assado, Sendo que depois disso ele será desfiado e apenas os ossos vão ser utilizados na preparação do caldo de cozimento do arroz.
13º. Usando frutas secas
Autor: Vaqueiro Portugal
As frutas secas recebem este nome por serem frutas que passam por um processo de secagem que ajuda a prolongar a sua validade e podendo assim serem consumidas ao longo de todo o ano.
Nesta opção é possível utilizar as frutas secas que forem de sua preferência e estiverem à sua disposição, dessa forma certamente será muito fácil agradar a todos que experimentarem essa deliciosa combinação.
14º. Acrescentando laranja
Autor: Continente
A laranja é também uma das frutas queridinhas da culinária, sendo usada não apenas no preparo de bolos, doces e sobremesas como também sendo incluída em pratos salgados, acrescentando um sabor agridoce à preparação.
A indicação é que seja utilizado raspas de uma laranja quando for refogar os temperos que serão utilizados no cozimento do arroz se desejar acrescente também um pouco do suco de laranja quando cozinhar o peito de pato.
Viu só como pode ser fácil trazer para sua mesa essa receita sofisticada de Portugal? Então, não perca tempo e escolha já um dia da semana e prepare uma destas deliciosas opções.