A maioria dos brasileiros gostam do almoço tradicional, mas às vezes alternar é uma boa ideia. Essa receita de arroz cateto integral é uma opção de brincar com a textura e o sabor das suas refeições, mantendo o sabor e os benefícios.
Esse arroz é rico em fibras, isso quer dizer que ele vai se saciar facilmente, então não há por que comer em grandes quantidades. É ou não é um aliado da dieta?
Quer mais receitas com esse grão que sejam mais incrementadas? Confira os outros 14 preparos logo abaixo onde um é mais apetitoso que o outro.
Receita de arroz cateto delicioso com cenoura: saiba como fazer
- 1 xícara (chá) de arroz cateto integral
- 1 colher (chá) de tempero pronto
- 2 e ½ xícaras (chá) de água quente
- 1 colher (chá) de sal
- Pimenta do reino a gosto
- 1 cenoura média
- Cúrcuma a gosto
- Gengibre em pó a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
- Deixe uma xícara de arroz de molho por 2 horas, então descarte a água e reserve o grão.
- Lave, descasque e pique uma cenoura em cubos pequenos.
- Em uma panela, coloque um fio de azeite generoso e adicione uma colher pequena de tempero pronto da sua preferência, então entre com a cúrcuma, gengibre, pimenta e o sal.
- Após refogar esse tempero por alguns instantes, acrescente a cenoura.
- Pouco tempo depois, adicione o arroz e refogue os dois.
- Coloque as xícaras de água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Passado 10 minutos, diminua a chama.
- Cozinhe por mais 5 minutos, desligue o fogo e sirva.
2º. Com linguiça de pernil
autor: Minha Receita
A fim de uma comidinha especial? Essa lista está cheia delas, mas você pode começar a sua “mão na massa” com esse arroz “assado” que compõe um prato bem gourmet.
Você irá se surpreender com o resultado final.
3º. Risoto de cordeiro
autor: Motivo De Sobra
Um dos pratos mais feitos na cozinha desde que os programas culinários estouraram no país, é o risoto. Mas esse é para os amantes de carne. Tanto que o caldo utilizado no cozimento do arroz é feito a partir de sobras de ossos de costela.
Imagina o cheiro disso!
A surpresa está no fim: muito queijo e salsinha.
4º. Risoto vegano
autor: Carelli Veiga
Esta receita é uma ótima opção para quem não come proteína animal e quer uma refeição completa para o almoço ou jantar. Esse arroz tem tudo que você precisa.
Cozido no vinho branco, ele leva pimentões coloridos e cogumelos Paris. Os grãos ficam amarelos por causa do curry. No final, o prato fica lindo.
5º. Com lentilha
autor: Veg - Ana
Veja como fazer arroz cateto para você ou aquele membro da família que busca por uma alimentação mais balanceada, leve e nutritiva.
Os dois são cozidos juntos, então não dá trabalho. Mas para não ficar naquela simplicidade, não deixe de dar aquela refogada bacana.
Uma fritadinha faz toda a diferença.
6º. Risoto com funghi
autor: Jasmine Alimentos
Veja como preparar uma receita digna de livro de receitas.
Por mais que já tenhamos receita vegetariana na lista, um prato incrível desse pode ser apreciado por quem come ou não carne. Sem falar da aparência, viu? Como o arroz é cozido no caldo de legumes bem amarelinho, ele ganha uma cor linda. É de dar água na boca.
7º. Com creme de milho e frango
autor: Food Network Brasil
Sabe aquele prato que você gastaria uma nota para comer no restaurante? Essa receita te dá todas as instruções para reproduzir em casa.
Pensa num prato bonito? É para impressionar o ou a crush.
8º. Com espinafre
autor: Utensilios do Chef
Procurando algo mais simples, prático, mas gostoso para o dia a dia?
Você irá gostar dessa opção porque o tempo de cozimento é curto, o prato é saboroso, tem uma cor atrativa e é ideal para incorporar a sua alimentação saudável.
9º. Papinha para bebê
autor: Nhac GNT
Descubra como fazer uma papinha de neném a partir de arroz branco tradicional ou arroz cateto. Super nutritiva, ela manterá o seu filho saciado e saudável.
Caso não tenha crianças pequenas, lembre dessa sugestão para aquela sua amiga, irmã ou conhecida que se tornou mãe, e o bebê está nessa fase.
10º. Com linguiça artesanal
autor: Arroz Ruzene
Para fazer esse prato, você irá começar com um refogado que é feito com a linguiça em pedaços, cebola pequena picada, uma colher de sopa de dente de alho amassado em uma colher de sopa de azeite. Misture bem.
Quando estiver soltando aroma, é só acrescentar os demais ingredientes. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente mais 10 ou 15 minutos.
11º. Na salada de laranja com curry
autor: Food Network Brasil
Quer dar uma “gourmetizada” na sua salada para não comer as mesmas folhas de sempre? Essa dica é sensacional.
O arroz é cozido com folha de louro e alho. Depois ele é misturado com brotos de rúcula, passas e suco de laranja temperado com curry.
12º. Com strogonoff de cogumelos
autor: Cristina Daflon
Uma refeição completa para aquele almoço em família.
Ainda que seja um prato para qualquer hora, o strogonoff é um clássico dos domingos que você sempre repete. Essa receita é vegetariana, então é para todos os gostos, mas tão saborosa que até quem come carne vai querer experimentar.
13º. Na panela de pressão
autor: Na Linha
Talvez seja o preparo mais rápido de toda a nossa lista por motivos óbvios.
Enquanto o arroz integral (ou não) é cozido na panela, em uma outra, adicione azeite e refogue meia cebola picada. Quando dourá-las, entre com a carne (dá para adaptar com frutos do mar) e deixa fritar.
- Acompanhamento
18 Receitas de Chucrute Caseiro + Opções Super Saudáveis
Depois é só entrar com ervilha, milho, cenoura e salsinha. Quando isso tudo cozinhar, é só adicionar o arroz e misturar tudo.
14º. Com shimeji e gorgonzola
autor: Me Food Gastronomia
Esse prato irá te fazer arregalar os olhos porque ele é composto por elementos que não parecem conversar, mas se engana quem o julga e não experimenta.
O arroz fica super temperado e cremoso porque leva queijo, cogumelos, azeitonas chilenas e outros ingredientes. E é servido com uma salada de uvas fresquinhas.
15º. Com linhaça e tomates frescos
autor: Tarobá
Outra refeição leve para aqueles dias em que se quer dar uma maneirada. Mas isso não quer dizer que você precisa comer algo super sem graça, certo? A linhaça hidratada ela dá a liga no arroz, ou seja, fica super cremoso.
Lembra ao risoto! Se ficou esse tempo sem comer arroz integral por qualquer que seja a razão, essa é uma forma bacana de voltar.
Vai um franguinho grelhado também?
Para uma refeição mais balanceada, troque o seu arroz. Viu quanta coisa gostosa dá para fazer? E tudo muito saboroso, por isso não hesite. O cateto faz muito bem.